TAPER LINE

Category:

A linha cônica Sumax Taper Line TL-0.26-0.57 é uma linha de pesca desenvolvida especialmente para “Surfcasting” (pesca de praia), uma vez que possui arranque integrado, facilitando, inclusive, com isso, a vida do pescador, uma vez que ele não precisará se preocupar em atar à ponta da linha principal do carretel da sua carretilha ou molinete um leader cônico adquirido separadamente.

A Sumax Taper Line possui arranque progressivo de 20 metros na cor branca. Isso quer dizer que, no início (ou na base) do arranque, a linha é mais fina; o diâmetro dela aumenta progressivamente em direção à ponta. Os 200 metros de linha com o diâmetro menor que compõem o carretel da Sumax Taper Line são divididos em oito partes de 25 metros nas cores verde, vermelha, amarela e roxa, repetidas a cada 100 metros. Essa configuração permite ao pescador realizar facilmente o acompanhamento da distância arremessada e o quanto de linha falta para recolher. Além disso, a Sumax Taper Line possui excelente resistência à abrasão e baixo índice de absorção de água.

O arranque funciona como um leader no “Baitcasting”. Consiste em um pedaço de linha mais grossa amarrada na ponta da linha principal que sai da carretilha ou molinete, para, assim, permitir a utilização de linhas mais finais como principais, sem que para isso, o pescador corra o risco de ter a linha arrebentada nas proximidades da isca, já que essa é uma região que sofre constante atrito com pedras e troncos, por exemplo, e até mesmo com a boca do peixe fisgado que, mesmo não tendo dentição, pode apresentar boca serrilhada, que pode desgastar a linha a ponto de rompê-la.

No caso da pesca de praia, modalidade em que o pescador dificilmente encontrará estruturas “enroscativas”, o leader assume outras funções: no arremesso, quando se usam linhas finas (o que é recomendável para se conseguir lançar a isca a maiores distâncias e ter mais sensibilidade à ação dos peixes), o uso de uma linha mais grossa entre o peso (chumbada + iscas) e a linha principal é necessário para que esta resista à força da “arrancada” imprimida no ato do arremesso, uma vez que, em diversas situações, chumbos pesados precisam ser utilizados, o que torna a pressão na linha muito forte quando a vara “alavanca” o peso. A bitola mais fina sai do carretel com menos atrito nos passadores. Por esse motivo, o leader é mais comumente chamado de “arranque” na pesca de praia. Este sistema também é importante no momento da retirada do peixe para fora da água. O regresso das ondas e as arrancadas do peixe forçam significativamente a linha. Por esse motivo, quando o arranque já tiver cruzado pelos passadores da vara, sabemos que é um momento seguro para a retirada do peixe, já que essa parte da linha é mais resistente.

Especificações:
TL-0.26-0.57
– Desenvolvida especialmente para “Surfcasting” (pesca de praia)
– Carretel com 220 m
– 200 m iniciais da linha com 0.26 mm de diâmetro
– 20 m finais da linha com diâmetro progressivo (13 m cônicos + 7 m com 0.57 mm)
– Os 200 m iniciais são divididos por oito partes de 25 m nas cores verde, vermelha, amarela e roxa, repetidas a cada 100 m
– Os 20 m finais (arranque cônico integrado) são na cor branca
– As diferentes cores servem para auxiliar a localização da isca ou do peixe fisgado
– Peso por unidade: aproximadamente 62 g

Referencias:
TL-0.20-0.57
TL-0.26-0.57
TL-0.28-0.57
TL-0.31-0.57

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *